sexta-feira, agosto 29, 2008

Um desabafo sobre a tarde de 28/08/2008

Em 1999, quando soube que a FURB abriria concurso para contratação de servidores, não tive dúvidas: fiz minha inscrição.

A possibilidade de trabalhar em uma Universidade gerou expectativas, afinal é um ambiente dinâmico, em constante transformação, produtor de conhecimento e democrático.

Estudei muito para passar este concurso. Na época eu não trabalhava e pude dedicar boa parte do meu tempo aos estudos dos conteúdos exigidos na prova. Além disto, estudei todo o estatuto da Universidade, bem como seu organograma. O que quero dizer com isso é que eu queria muito trabalhar aqui.

O dia da prova chegou e algum tempo depois saiu o resultado: eu havia passado. Foi com muito orgulho que ingressei no quadro de servidores da FURB, em 17 de fevereiro de 2000.

Faz oito anos que trabalho na Universidade e não me lembro, durante todo este tempo, de ter sido tratada com tamanho desrespeito. Está certo que meu cargo administrativo requer apenas o nível médio de ensino, mas isso não significa que eu e meus demais colegas sejamos idiotas. Porém, foi desta forma que fomos tratados hoje à tarde.

Com o discurso de "vamos discutir propostas" o CONSAD iniciou. E óbvio que, como das outras vezes, a discussão não ocorreu. Desta vez, quem estava lá pode confirmar algo que sempre se escutou pelos corredores: que o CONSAD não serve para discutir, mas apenas para legitimar e aprovar as decisões da Administração Superior.

Gostaria de destacar dois pontos que chamaram minha atenção:

1º - Entendo que aqueles que possuam cargos de confiança não tenham coragem de ir contra uma proposta da Administração Superior com receio de sofrerem algum tipo de "punição", como por exemplo, perderem seus cargos (e regalias). Entendo, mas isso não quer dizer que eu concorde com essa postura. Particularmente, não acredito que um cargo valha tanto quanto ter a consciência tranqüila por não vender sua opinião. Não entrarei nesta questão porque, além desta discussão tomar grande parte de nosso tempo, cada um tem livre-arbítrio para eleger a conduta que deseja ter perante a vida. Assim, pelo menos as pessoas se mostram como elas verdadeiramente são. Esse é o nosso consolo para não nos deixarmos mais enganar.

O que eu realmente não entendo é a postura da maioria dos Diretores de Centro. Estes servidores ali estão porque foram eleitos pelos servidores e estudantes. Contudo, esqueceram-se de que ali eles deveriam representar aqueles que os elegeram e não os seus interesses particulares ou os da Administração Superior. O cargo que ocupam não é indicado, mas eletivo: por que o medo de ouvir e representar aqueles que os elegeram justamente para isto?

O único que teve esta postura, confirmada pelos servidores do Centro, foi o diretor do Centro de Ciências Humanas e da Comunicação – CCHC, professor Clóvis Reis, que já na reunião do dia 21/08 havia dito que depois de conversar com seus pares, votaria com o SINSEPES porque esta era a decisão deles.

Se algum outro diretor de Centro agiu da mesma forma, não deixou isto claro para aqueles que estavam presentes no CONSAD. O que constatamos foi: excetuando-se o CCHC, todos os outros diretores não têm esta postura - uma vez nos cargos, esquecem-se de quem os colocou lá (será que eles têm coragem de criticar os políticos??). Do que eles têm medo? De cortes no orçamento? Este é o poder de argumentação da Administração Superior?

2º - Como pessoas que chegaram atrasadas, tendo já passado boa parte da reunião, têm direito a voto? Elas não ouviram as propostas, não participaram das discussões (ah, desculpem-me, esqueci-me de que isto não ocorreu): como podem votar? Com base em que argumentos elas tomaram sua decisão?

Enfim, a reunião foi patética e mais uma vez trataram os servidores como palhaços. O resultado? A maioria disse "amém" para a proposta da Administração Superior, passando por cima das propostas de alteração sugeridas pelos servidores.

Infelizmente, hoje tive a certeza de que a FURB não é democrática. Esta idéia que eu tinha logo quando comecei a trabalhar aqui era apenas ilusão de uma jovem e inexperiente servidora!

Depois desta decisão, imagino como todos estão "motivados" para continuar exercendo suas funções. Muito obrigada Administração Superior, por mais esta "injeção" de ânimo!

Deixo para todos pensarmos, duas sugestões:

1ª – Muitos de nós fazemos e damos para a Universidade muito mais do que aquilo que o nosso cargo exige, seja por necessidade (não tem ninguém no setor que faça), seja por percebermos que isso é bom para o andamento da instituição. Se esta é a maneira que FURB encontra para reconhecer nosso trabalho, podemos retribuir da seguinte forma: leiam no Plano de Carreira (Resolução 01/96) a descrição de seus cargos e exerçam, no dia a dia, somente as funções que estão descritas. Qualquer coisa que esteja além daquilo que ali está colocado é desvio de função. Esta será a nossa forma de agradecer ao CONSAD pela "ampliação" de benefícios. Para aqueles que têm o mesmo cargo que eu (Auxiliar de Serviços Administrativos), eis aqui as nossas funções:

"DESCRIÇÃO SUMÁRIA

Recepciona clientes e visitantes da Instituição, procurando identificá-los, averiguando suas pretensões, para prestar-lhes informações, marcar entrevistas, receber recados ou encaminhá-los a pessoas ou setores procurados.

DESCRIÇÃO DETALHADA:

Verifica documentos; procede registros e anotações; efetua serviços de rotina; consulta arquivos e controle existentes; leva e distribui processos; vincula-se ao aprendizado de serviços genéricos da área administrativa da seção que está lotado, sob orientação. Pode operar terminais de computador e/ou outros componentes. Atende o visitante ou cliente, indagando suas pretensões, para informá-la conforme seus pedidos; atende chamadas telefônicas, manipulando telefones internos ou externos de disco ou botão, para prestar informações e anotar recados; registra as visitas e os telefonemas atendidos, anotando dados pessoais ou comerciais do cliente ou visitante, para possibilitar o controle dos atendimentos diários; controla o quadro de chaves dos setores. Desempenha outras atividades afins à sua área de atuação."

2ª – Para aqueles que trabalham em Centros ou com chefias que tenham voto no CONSAD: peçam aos seus diretores/chefes que justifiquem seus votos. Por que votaram contra a proposta dos servidores? Que representatividade é esta? Vocês os colocaram lá e têm o direito de cobrar uma justificativa. E o que é mais importante: nas próximas eleições de Centro lembrem-se disto quando estes mesmos diretores tentarem se reeleger ou quando estiverem apoiando outros candidatos.

Para terminar, gostaria de dizer que foi uma grande decepção ver que as decisões na FURB são tomadas da forma como aconteceram hoje. Sugiro a todos que participem das discussões que acontecerão em virtude das decisões de hoje à tarde. Não seja mais um a dizer ao seu colega: "vai lá e depois me diz o que é que deu (sic)". Dê sua opinião, faça-se presente, manifeste-se. Afinal, quem cala consente.

Carolina Giordano Bergmann

2 comentários:

djou disse...

eh isso aih regi

O FURBservador disse...

De fato é muito indignante. O pior é que vem por aí a discussão da tal "reforma administrativa" que amplia a esfera decisória do CONSAD, relegando CONSUNI E CEPE. Tratam a FURB como se as decisões fossem tomadas somente sob a ótica financeira. E eu falo como se não fosse...

Grande abraço.