quarta-feira, agosto 20, 2008

Tudo bem... É só um direito a menos mesmo...

Quando vou a uma Assembléia esvaziada como a de hoje de manhã, promovida pelo SINSEPES para discutir a próxima reunião do CONSAD onde serão votadas uma série de medidas referentes à licença prêmio, realmente fico me perguntando o que levou embora a consciência da maioria dos servidores da FURB.

Não por não concordar com a radical medida da Reitoria no que diz respeito à redação da Minuta da Resolução que provavelmente você não leu. Mas por não querer discutir, por dar tanta importância ao seu futuro que “esquece” de momentos assim de discussão quando ouvir e se colocar é fundamental para mudar a realidade. Então, lá diz que você terá direito aos 180 dias de licença prêmio após 10 anos para capacitação e se a reitoria aprovar. Ou seja, se você quiser ir visitar seu parente que mora lá no interior do Rio Grande do Sul e ficar lá curtindo uma vida no campo, não pode! Todos sabemos que as realidades de professores e técnicos são diferentes. Por que não separar essas duas realidades nos documentos da Universidade? Para economizar! Hum... Sei...

No ano passado (logo ali atrás) vimos uma demonstração de força nesta Universidade. Não força do sindicato ou dos servidores que pararam numa greve histórica, mas principalmente força do exercício da cidadania, do despertar, do acreditar no poder de alcançar o que se quer. Mas como alguém disse numa das Assembléias, talvez a movimentação tenha sido tamanha porque o corte era maior. À conta gotas talvez seja mais difícil de perceber que os direitos estão se esvaindo.

Você não se importa em ter direito a gozar de sua licença prêmio a cada dez anos afastando-se 180 dias para capacitação se a Reitoria deixar? Tudo bem. Vá lá na Assembléia e coloque sua posição. Se você não expuser o que pensa, a maioria vai ser sempre contrária a você. Mas se você não concorda, bote a boca no trombone também! Gente! O que não dá é pra ficar com medo de sair do seu casulo de trabalho porque o chefe vai brigar ou pior, porque você não se importa com a SUA vida!

Eu só estou escrevendo porque eu me importo com a minha vida e ficaria muito feliz se você se preocupasse com a sua, se você acreditasse que as mudanças não podem acontecer assim, na cacetada, de cima pra baixo, sem discussão, sem argumentação, sem acordo.

Tá rolando uma enquete no site da ASEF: www.asef.org.br. Pelo menos dê um pulinho lá e participe!

Dia 21, quinta-feira, às 14h30, no auditório da Biblioteca Universitária, acontece a plenária do CONSAD e é sua última chance: vá lá, acompanhe as discussões, importe-se com sua vida, mostre que ainda está vivo e atento!

Esse e-mail é a prova de que eu ainda estou.

Um abraço,

Regi

Nenhum comentário: